Datafolha aponta Romeu Zema na liderança para governador de Minas Gerais (jul/2022)

Confira os índices de intenções de voto e de rejeição para o governo de Minas Gerais.

Por: Amanda Melo

Pesquisa Eleitoral para o governo de Minas Gerais
À esquerda, Romeu Zema com 48% e, à direita, Alexandre Kalil com 21% da intenções de voto.

A Pesquisa Datafolha, que teve início no dia 29 de junho e foi finalizada e divulgada no dia 1º de julho, trás as intenções de voto para o governo do estado de Minas Gerais, para as eleições de 2022.

Nos dados coletados na pesquisa estimulada (quando são mencionados os nomes dos candidatos aos eleitores), Romeu Zema (Novo) está à frente na corrida ao Palácio Tiradentes com 48% da intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que detém 21% da intenções de voto dos mineiros.

Em terceira via, aparece o senador Carlos Viana (PL) com 4%, Vanessa Portugal (PSTU) com 3%, Renata Regina (PCB) e Miguel Corrêa (PDT) com 2% cada, Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL) e Saraiva Felipe (PSB), com 1% cada um.

Contudo, o PSB desistiu de lançar a candidatura de Saraiva Felipe ao governo de Minas Gerais, a retirada  do ex-ministro da foi realizada nesta terça-feira (28/06), pelo deputado federal e presidente socialista no estado, Vilson da Fetaemg. Daqui pra frente, Saraiva Felipe irá apoiar a candidatura de Alexandre Kalil.

Os eleitores que optaram pelo voto nulo ou branco, somam 8%, já os que disseram não saber em quem votar ou que não souberam responder, totalizam 10%.

Rejeição

Quando perguntado em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o ex-prefeito de Belo Horizonte aparece como um dos candidatos mais rejeitados da disputa. Alexandre Kalil detém 27% de rejeição contra 22% de Romeu Zema.

Em seguida, aparecem Carlos Viana com 21%, Miguel Corrêa com 19%, Vanessa Portugal e Marcus Pestana (PSDB) com 17% cada, Saraiva Felipe com 16%, Renata Regina com 15% e Lorene Figueiredo com 14%. Os eleitores que votariam em qualquer um ou não rejeita nenhum somam 5% e os que rejeitm |à todos ou não votaria em nenhum totalizam 4%. Um grupo de 17% não sabe ou não soube responder.

Apoios dos candidatos à Presidência podem mudar cenário

A corrida eleitoral para o governo é influenciada considerando o apoio dos pré-candidatos aos candidatos à presidência da República que seguem na liderança, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Considerando este contexto, a pesquisa mostra que 27% dos mineiros votariam com certeza no candidato apoiado por Lula, já 15% votariam no candidato apoiado por Bolsonaro. Por outro lado, 43% rejeitam o indicado pelo ex-presidente Lula e 55% não votariam no candidato escolhido pelo atual chefe do executivo, Bolsonaro.

Metodologia

A pesquisa, que entrevistou 1.204 do dia 29 de junho a 1º de julho, está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-07688/2022. O levantamento encomendado pelo jornal Folha de São Paulo custou R$ 231.526,00. Segundo o instituto Datafolha, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Leia outras pesquisas da corrida eleitoral para governo de Minas Gerais:

Pesquisa F5 – Divulgada 19/06

Pesquisa RealTime Big Data – Divulgada 30/05

Confira abaixo os percentuais da 1º pesquisa do DataFolha em 2022 ao governo de Minas:

Pesquisa eleitoral para governador – Minas Gerais nas eleições 2022.

Pesquisa Estimulada (Cenário 1) – Alguns nomes já estão sendo cogitados como candidatos a governador do estado de Minas Gerais esse ano. Se a eleição para governador fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria?

Romeu Zema (Novo)48%
Alexandre Kalil (PSD)21%
Carlos Viana (PL)4%
Vanessa Portugal (PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado)3%
Miguel Corrêa (PDT)2%
Renata Regina (PCB)2%
Marcus Pestana (PSDB)1%
Saraiva Felipe (PSB)1%
Lorene Figueiredo (PSOL)1%
Branco/ Nulo8%
Não sabe/ Não respondeu10%

Rejeição Estimulada Múltipla – Em quais desses possíveis candidatos você não votaria de jeito nenhum no primeiro turno da eleição para governador – E qual mais?

Alexandre Kalil (PSD)27%
Romeu Zema (Novo)22%
Carlos Viana (PL)21%
Miguel Corrêa (PDT)19%
Vanessa Portugal (PSTU – Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado)17%
Marcus Pestana (PSDB)17%
Saraiva Felipe (PSB)16%
Renata Regina (PCB)15%
Lorene Figueiredo (PSOL)14%
Não rejeita nenhum/ Votaria em qualquer um5%
Rejeita todos/ Não votaria em nenhum4%
Não sabe17%

Metodologia: a pesquisa eleitoral para o cargo de governador foi realizada por Datafolha e publicada sexta-feira, 01 de julho de 2022. Foram entrevistadas 1204 pessoas, entre quarta-feira, 29/junho e sexta-feira, 01/julho. O índice de confiança é de 95%, a margem de erro é de 3%, Essa pesquisa foi encomendada por Jornal Folha de São Paulo, e está registrada no TSE sob o número MG-07688/2022.

Eleições Pesquisas Eleitorais

» Últimas Notícias