Eleições 2022 - Faltam 4 dias, saiba a ordem de votação nas urnas eletrônicas
Faltando apenas 4 dias para as eleições 2022, confira quais os cargos a serem escolhidos e a ordem de votação na urna eletrônica:
Por: Amanda Melo

Faltam exatamente quatro dias para que brasileiros e brasileiras compareçam à urna para exercer o direito ao voto e fazer parte do processo da democracia brasileira, nas eleições de 2022.
Os eleitores irão escolher, desta vez, representantes do Poder Executivo federal e estadual e os membros das assembleias estaduais, da Câmara Legislativa do Distrito Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Como este ano o eleitor terá que escolher 5 representantes de diferentes cargos, é importante saber ao certo a ordem de votação na urna eletrônica para não se confundir ou anular o voto sem intenção. Conforme o artigo 119 da Resolução TSE nº 23.669/2021, que dispõe sobre os atos gerais das Eleições 2022, o eleitor deve votar na seguinte ordem:
- Deputado federal
- Deputado estadual ou deputado distrital (No caso do Distrito Federal)
- Senador
- Governador
- Presidente da República
A ordem da votação não pode ser alterada na urna eletrônica, sendo assim, para votar para presidente, por exemplo, é necessário ter escolhido nomes para todos os outros cargos anteriores.
É importante ressaltar que votar em branco ou anular o voto a outros cargos, não anula o voto dado a um único candidato específico.
É imprescindível que o eleitor fique atento na ordem de votação e saiba ao certo o número de cada candidato que escolheu, pois ao digitar um número que não é direcionado a nenhum candidato, a urna entenderá que o eleitor deseja anular seu voto. Portanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza aos eleitores uma cola de votação, onde é possível imprimir e levar no dia do pleito. Para imprimir, e aqui!
Confira também:
Eleições Guia do Eleitor Dia da eleição Voto Voto em Branco e Voto Nulo